BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS
Lilypie Second Birthday tickers

domingo, 13 de dezembro de 2009

BEATRIZ - Significado do nome

Actualmente todas as interpretações do significado para o nome “BEATRIZ” findam em um único propósito, “aquela que é capaz de fazer os outros felizes” .
Ao longo dos tempos encontramos várias tranformações na forma como se escreve e se pronuncia o nome “BEATRIZ” . Há registros tais como : BEATRIS , BIATRIZ , BIATRIS , e o retorno em português da origem BEATRIX ou BEATRICE. Contudo, atualmente podemos verificar outras derivações sem quaisquer amparos ortográficos de nossa língua ou de outra língua estrangeira, tais como : BIATHREZ, BYATRIZ , BYATRIX , e até mesmo, BHEATRES. Acabamos por aceitar como denominação, mas não como nome próprio as abreviações : BEA e BIA no sentido carinhoso de um diminutivo do nome “BEATRIZ“.

Análise :
BEATRIZ -( ORIGEM : LATIM ) : O pronome feminino “BEATRIZ” tal como o encontramos escrito atualmente é uma derivação portuguesa e espanhola do nome italiano “BEATRICE” , que por sua vez tem como origem o latim “BEATRIX” ou “BEARE”. Tem a mesma raiz da palavra “BEATA”. Alguns estudiosos afirmam que a origem atual deriva da forma francesa “BÉATRICE”. Há registros da forma Valenciana “BEATHRIZ” e da forma grega “Βεατρίκη”.
BEATA siginifica “FELIZ”, logo, BEATRIZ significa “AQUELA QUE TORNA FELIZ.

BEATRIZ -( SIGNIFICADO ) : Do latim vem a interpretação de que “BEATRIZ” é aquela que torna alguém feliz ou traz felicidade. Obviamente entende-se como a felicidade do espírito levando-se em conta a cultura daquela época.

BEATRIZ -( O SENTIDO ) : Na verdade este nome deriva de um verbo em latim, BEARE, que quer dizer : atender aos desejos de alguém, tornar alguém feliz, tornar alguém rico de espírito.

BEATRIZ -( CURIOSIDADES ) : Este nome imortalizou-se na história da literatura ocidental por ser o nome da amada de Dante Alighieri ( BEATRICE ), a quem ele cantou tantos poemas. Outro detalhe interessante, em relação a este nome, É A QUANTIDADE DE RAINHAS QUE SE CHAMARAM BEATRIZ, tais como : Beatriz de Aragona ( Rainha da Hungria ) ; Beatriz de Borgonha ( Rainha da França ); Beatriz D´este ( Rainha do Reino de Veneza ); Beatriz de Lorena ( Rainha da Espanha) e Beatriz de Savoia ( Rainha do Reino Austro-Húngaro). No calendário o dia reservado àquelas que têm este nome é 18 de janeiro.

BEATRIZ -( O DITO POPULAR ) : Significa aquela que tem a capacidade de tornar os outros felizes.Indica uma pessoa bem disposta, capaz de achar e fazer graça de tudo com o intuito de alegar a si mesma e aos outros também. O nome personifica uma pessoa que tem um espírito crítico, que sabe distinguir com clareza o certo do errado, o bem do mal. Muitos poetas e filósofos relataram que o nome BEATRIZ traz consigo a força da paixão, o magnetismo do amor , a sensualidade da sedução e evitavam tal aproximação com essas mulheres com medo de se verem apaixonados por elas.

4 comentários:

Pedaços de mim disse...

é verdade tudo dito sobre Beatriz By: Beatriz

Keila cristina disse...

É verdade...minha filha é Beatriz, mas ela se foi, e só me deixou felicidade...

Unknown disse...

e verdade eu tenho minha prima mais ela e muito chata!!!!

Unknown disse...

É verdade, o meu nome é Beatriz^^ e eu gosto quando deixo outra pessoa feliz

Enviar um comentário